A Doce Arte de Viver está no Equilíbrio


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Comer de maneira saudável é uma delícia!
Certamente você já ouviu o ditado “a gente é o que come”
O que escolhemos comer tem relação direta com a nossa qualidade de vida. O nosso corpo é uma máquina fantástica, capaz de desempenhar inúmeras e diferentes tarefas. Corremos, pulamos, sentimos medo, nos emocionamos, fabricamos defesas para combater doenças, pensamos... Cada uma dessas tarefas é cumprida por um conjunto de células. E essas células precisam de determinados nutrientes para funcionar bem.
E esses nutrientes vêm dos alimentos, que fazem o papel de combustível do corpo. Por isso, escolher aquilo que se come é tão importante.
Especialistas – médicos e nutricionistas –: é preciso adotar uma alimentação saudável para viver bem e evitar problemas de saúde, infelizmente, nos últimos anos, o consumo de gordura e açúcar cresceu demais com a popularização da comida industrializada, ao mesmo tempo em que caiu a venda de frutas, verduras, legumes, e até a popular dupla arroz e feijão anda ausente da nossa mesa.
Então, a culpa é da comida industrializada? Não é bem assim. Não se trata de condenar, este alimento é saudável, aquele não! A alimentação saudável é composta de refeições equilibradas, que trazem todos os alimentos indispensáveis ao bom funcionamento da nossa máquina. Para facilitar a nossa vida na hora montar um prato equilibrado, os nutricionistas dividiram os alimentos em grupos, de acordo com as funções que eles desempenham no organismo (veja tabela abaixo). O prato equilibrado tem pelo menos um alimento de cada grupo.
Além de equilibrada, a alimentação saudável dever ser variada. Deve-se comer de tudo, dando preferência aos alimentos frescos. Mas, como você verá nas próximas postagens, não tem problema comer de vez em quando uma fritura, um doce, desde que você coma com moderação.
Eis mais um elemento da refeição equilibrada: moderação e não restrição!
NÃO EXISTE ALIMENTO BOM OU RUIM. TUDO DEPENDE DAS ESCOLHAS E COMBINAÇÕES QUE FAZEMOS NA HORA DE COMER.
E, por fim, um item indispensável de qualquer prato saudável: prazer. Ou seja, a comida saudável tem que ser saborosa, apetitosa, como toda boa comida deve ser.

O prato equilibrado tem pelo menos um alimento de cada um dos grupos abaixo:
UM GUIA PARA A SUA REFEIÇÃO:
Para saber o quanto se deve comer de cada grupo de alimentos, o melhor jeito é usar a Pirâmides Alimentar, que postamos abaixo. Os alimentos que estão na base são os que se pode comer em maior quantidade – os de cima se devem consumir com moderação.


ATITUDES SAUDÁVEIS
Não fique mais de 3 horas sem comer.
O ideal é fazer 6 refeições ao dia.
Se não der, faça um bom café da manhã, almoçe e jante.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
Dê preferência aos grãos e pães integrais.
Modere no sal, no açúcar e na gordura.
Evite frituras.
Use óleo vegetal.
Pratique exercícios físicos.
Coma frutas e verduras.
Lembre-se: as de épocas são mais baratas. (veja tabela de frutas e legumes da estação)


VEJA QUANTO VALE 1 PORÇÃO DE CADA GRUPO DE ALIMENTOS
ARROZ, FARINHA, CEREAIS, PÀES, MASSAS E BISCOITOS
1 fatia de pão = 4 biscoitos de água e sal = 4 colheres (sopa) de arroz ou massa cozidos = 1 batata = 1 porção de mandioca = 2 colheres (sopa) de aveia.
LEGUMES E VERDURAS
4 colheres (sopa) de legumes cozido = 1 prato de sobremesa de folhas cruas = 4 colheres (sopa) de feijão ou outra leguminosa cozida = 1 copo de suco de hortaliças.
FRUTAS
1 fruta média = 1 fatia média = 1 copo de suco de frutas.

LEITE, IOGURTE E QUEIJO
1 xícara de leite = 1 copo de iogurte = 1 fatia de queijo branco'

CARNES E OVOS
60 a 90g de carne magra cozida = 1 ovo = 1 filé de peito de frango médio = 1 posta de peixe.

LEGUMINOSASA
4 colheres (sopa) de feijão = 2 colheres (sopa) de grão-de-bico = 2 colheres de lentilha.

ÓLEOS, GORDURAS, AÇÚCAR E DOCES
1 colher (sopa) de açúcar = 2 e 1/2 colheres (sopa) de mel = 1 colher (sopa) de azeite de oliva = 1/2 fatia de bacon = 1/2 colher (sopa) de margarina ou manteiga = 1 colher de óleo vegetal.
Alimentação Saudável





Postagens mais visitadas