quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ERVAS AROMÁTICAS E ESPECIARIAS


Prazo de Validade 
 Você sabe quando uma erva ou especiaria está "passada"? Isso pode ser checado pela aparência, no caso das frescas - que quando boas, apresentam uma coloração viva e, do contrário, ficam murchas e têm as pontas das folhas ressecadas - e pelo aroma. Algumas delas possuem um tempo mais ou menos determinado de validade. Veja abaixo:
Ervas e especiarias frescas e inteiras;Folhas - 6 meses;
Sementes - 6 meses;
Raízes - 1 ano.
Ervas e especiarias secas e em pó:Folhas - 1 ano;
Sementes - 2 anos;
Raízes - 3 anos.
Atenção: quanto maior for a exposição ao ar, mais rapidamente as ervas irão se deteriorar.

AIPO (salsão): folhas e talos podem ser usados como verdura (crua ou cozida) e como aromatizantes em molhos, carnes, ensopados, sopas.

ALECRIM: vai bem a carnes, aves sopas, molhos e batatas. Na churrasqueira, serve para aromatizar a carne e os legumes.

COENTRO: semelhante à salvia, mas com aroma mais forte. Usado fresco, serve como condimento em refogados, peixes, frutos do mar, sopas e saladas.

ENDRO-DILL: especiaria de aroma fresco e sabor delicado com sementes aromáticas forte e picantes; indispensável no preparo de peixes, saladas de batatas, marinados, carnes, sopas, pães, massas, queijo e compotas. Deve ser usado com parcimônia. Seu sabor também combina com molhos à base de iogurte e na calda de doces.

FUNCHO (erva doce): consuma crua ou cozida. As folhas podem ser usadas em peixes, saladas e assados; os talos (tenros) e as folhas vão bem a sopas e molhos.

HORTELÃ: use em legumes cozidos, saladas e carnes como cordeiro.

LOURO: seja em folhas frescas, secas ou em pó, use em sopa, feijões, ensopados, assados, aves e peixes.

MANJERICÃO: fresco, deve ser acrescentado no final de pratos como saladas e molhos (fica ótimo no de tomate), carnes, aves, pizza, molhos para massas (ao pesto, batido no liquidificador com azeite e um dente de alho) e no preparo de vinagres e óleos aromáticos. Pode também ser usado seco.

ORÉGANO: tempero popular usado em molhos de tomate para pizzas e massas. Vai bem a carnes, ensopados, peixes, sopas e molhos em geral.

SALSA: use para realçar o sabor de outros temperos. No Brasil, costuma se acompanhada de cebolinha para temperar carnes, peixes, aves, sopas e saladas.

SALVIA: de aroma forte, usadas para aromatizar prato com carnes, massas, pães e até achocolatados.

TOMINHO: encontrado fresco, seco ou em pó. Use na vinha d’alhos e em molhos para marinar carnes, aves, peixes e alguns vegetais.

ESPECIARIAS

CANELA: experimente colocar em vinha d’alhos, picles, peixe e pastéis (além de doces).

COMINHO: use em carnes, aves, feijão, sopas, pães, molhos, arroz e recheios.

CURRY: especiaria formada por ingredientes como gengibre, pimentas, canela em rama, cúrcuma, cominho, cardamomo, erva doce. Dá um sabor especial a carnes, peixes, molhos, assados, legumes e sopas.

GENGIBRE: raiz encontrada fresca ou em pó. Coloque no picles, em molhos e na sopa.

MASTUHA:  um tipo de resina aromática de sabor único,extraída de uma árvore típica da Grécia.
MAHLEPI: semente de fruto de mesmo nome que também só cresce na ilha (grécia). Ambas são usadas para conferir um sabor diferenciado

NOZ-MOSCADA: vai bem a peixes, molho branco ou à base de queijos, purês, sopas cremosas, pratos como strogonoff ou polvilhado sobre legumes.

PÁPRICA: é derivada de pimentões. Pode ser salpicada sobre alimentos para colorir e dar sabor a saladas, carnes, peixes, frutos do mar e alguns vegetais, como batata e couve-flor.

TRIGO
TRIGO SARRACENO: é um grão de ótima qualidade nutricional. Leve e nutritivo, ele é rico em fibras,fonte de proteínas e de ferro. Pode substituir o trigo ou o arroz, ou mesmo ser usado no preparo de saladas, sopas, em massas de pães, bolos e panquecas.


 Por Ivanilda Sitta
Revista - Só Receitas ed. Símbolo ano 2
armazemdostemperos.com.br
maeterra.com.br

Smash the Fruits

C Muitos pais se sentem desconfortáveis com os ensaios fotográfica Smash the Cake porque querem esperar para mostrar doces para seus fi...