ERVAS AROMÁTICA


Prazo de Validade 
 Você sabe quando uma erva ou especiaria está "passada"? Isso pode ser checado pela aparência, no caso das frescas - que quando boas, apresentam uma coloração viva e, do contrário, ficam murchas e têm as pontas das folhas ressecadas - e pelo aroma. Algumas delas possuem um tempo mais ou menos determinado de validade. Veja abaixo:
Ervas e especiarias frescas e inteiras;Folhas - 6 meses;
Sementes - 6 meses;
Raízes - 1 ano.
Ervas e especiarias secas e em pó:Folhas - 1 ano;
Sementes - 2 anos;
Raízes - 3 anos.
Atenção: quanto maior for a exposição ao ar, mais rapidamente as ervas irão se deteriorar.
***


Aipo (salsão): folhas e talos podem ser usados como verdura (crua ou cozida) e como aromatizantes em molhos, carnes, ensopados, sopas.

Alecrim: vai bem a carnes, aves sopas, molhos e batatas. Na churrasqueira, serve para aromatizar a carne e os legumes.

Coentro: semelhante à salvia, mas com aroma mais forte. Usado fresco, serve como condimento em refogados, peixes, frutos do mar, sopas e saladas.

Endro-Dill: especiaria de aroma fresco e sabor delicado com sementes aromáticas forte e picantes; indispensável no preparo de peixes, saladas de batatas, marinados, carnes, sopas, pães, massas, queijo e compotas. Deve ser usado com parcimônia. Seu sabor também combina com molhos à base de iogurte e na calda de doces.

Funcho (erva doce): consuma crua ou cozida. As folhas podem ser usadas em peixes, saladas e assados; os talos (tenros) e as folhas vão bem a sopas e molhos.

Hortelã: use em legumes cozidos, saladas e carnes como cordeiro.

Louro: seja em folhas frescas, secas ou em pó, use em sopa, feijões, ensopados, assados, aves e peixes.

Manjericão: fresco, deve ser acrescentado no final de pratos como saladas e molhos (fica ótimo no de tomate), carnes, aves, pizza, molhos para massas (ao pesto, batido no liquidificador com azeite e um dente de alho) e no preparo de vinagres e óleos aromáticos. Pode também ser usado seco.

Orégano: tempero popular usado em molhos de tomate para pizzas e massas. Vai bem a carnes, ensopados, peixes, sopas e molhos em geral.

Salsa: use para realçar o sabor de outros temperos. No Brasil, costuma se acompanhada de cebolinha para temperar carnes, peixes, aves, sopas e saladas.

Salvia: de aroma forte, usadas para aromatizar prato com carnes, massas, pães e até achocolatados.

Tominho: encontrado fresco, seco ou em pó. Use na vinha d’alhos e em molhos para marinar carnes, aves, peixes e alguns vegetais.

ESPECIARIAS

Canela: experimente colocar em vinha d’alhos, picles, peixe e pastéis (além de doces).

Cominho: use em carnes, aves, feijão, sopas, pães, molhos, arroz e recheios.

Curry: especiaria formada por ingredientes como gengibre, pimentas, canela em rama, cúrcuma, cominho, cardamomo, erva doce. Dá um sabor especial a carnes, peixes, molhos, assados, legumes e sopas.

Gengibre: raiz encontrada fresca ou em pó. Coloque no picles, em molhos e na sopa.

Noz-moscada: vai bem a peixes, molho branco ou à base de queijos, purês, sopas cremosas, pratos como strogonoff ou polvilhado sobre legumes.

Páprica: é derivada de pimentões. Pode ser salpicada sobre alimentos para colorir e dar sabor a saladas, carnes, peixes, frutos do mar e alguns vegetais, como batata e couve-flor.

 Por Ivanilda Sitta
Revista - Só Receitas ed. Símbolo ano 2
armazemdostemperos.com.br

Postagens mais visitadas